HUMAN-MACHINE INTERACTION – “CITY CANVAS”
Proposta: Realização de um projeto baseado em human interaction, para a Unidade Curricular de Sistemas Digitais Interativos, em colaboração com André Cunha, Gonçaõ Oliveira, Tiago Ribeiro e Rafael Correia. O desenvolvimento do design dos elementos físicos da experiência – mapa, edifícios, cubos – foi da minha responsabilidade.
Tema: Criação de uma experiência imersiva e educativa que desafia os utilizadores a coordenar uma cidade virtual e a observar os impactos nas métricas de Economia e Poluição. A ideia central é permitir que os utilizadores selecionem e adicionem elementos urbanos, como zonas industriais ou jardins, cada um contribuindo de maneira única para a economia e poluição da cidade virtual. Utilizando a realidade aumentada, especificamente o Vuforia, a interação é feita através do posicionamento físico de cubos num mapa real à escala da cidade virtual.
O sistema simula e calcula em tempo real um valor que resume o nível económico e o nível de poluição. Estes valores vão variando positivamente ou negativamente com base nas escolhas dos utilizadores. Os cubos físicos representam as diferentes categorias de construções, divididas pelos espaços disponíveis.
Para garantir uma interação imersiva, é incorporado feedback visual e auditivo. Cores vibrantes indicam prosperidade, enquanto sons específicos alertam para níveis crescentes de poluição. A combinação de elementos virtuais e físicos, juntamente com a medição objetiva dos indicadores cria uma experiência envolvente e educativa. O resultado é uma cidade virtual única onde se sente um impacto tangível das escolhas dos utilizadores na economia e no meio ambiente.
Âmbito: FEUP – Mestrado em Multimédia – Sistemas Digitais Interativos – Projeto Final – 2024
Softwares e Hardwares: Unity, Câmara, Monitor de TV, Computador